É a área que representa o espírito da empresa, nossos valores e o que de melhor podemos oferecer aos nossos associados e a comunidade.
A Construção Civil é reconhecida como uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento econômico e social, e comporta-se, como grande geradora de impactos ambientais, quer seja pelo consumo de recursos naturais, pela modificação da paisagem ou pela geração de resíduos.
A geração dos Resíduos da Construção Civil – RCC se deve, em grande parte, às perdas de materiais de construção nas obras através do desperdício durante o seu processo de execução, como os restos de materiais que são perdidos por danos no recebimento, transporte e armazenamento. Além das construções, as reformas, ampliações e demolições são outras atividades altamente geradoras de RCC.
Dentre os inúmeros fatores que contribuem para a geração dos RCC estão os problemas relacionados ao projeto, seja pela falta de definições e/ou detalhamentos satisfatórios, falta de precisão nos memoriais descritivos, baixa qualidade dos materiais adotados, baixa qualificação da mão-de-obra, o manejo, transporte ou armazenamento inadequado dos materiais, a falta ou ineficiência dos mecanismos de controle durante a execução da obra, ao tipo de técnica escolhida para a construção ou demolição, aos tipos de materiais que existem na região da obra e finalmente à falta de processos de reutilização e reciclagem no canteiro.
Há um conjunto de leis, políticas públicas e normas técnicas, além de normas técnicas fundamentais na gestão dos resíduos da construção civil, contribuindo para minimizar os impactos ambientais.
A Resolução CONAMA n°307, define, classifica e estabelece os possíveis destinos finais dos resíduos da construção e demolição, além de atribuir responsabilidades para o poder público municipal e também para os geradores de resíduos no que se refere à sua destinação.
O Grupo Riuma atua com extrema responsabilidade dentro de todo processo produtivo no suprimento de materiais para a construção civil, desempenhando excelência tanto na extração e produção de matéria prima, como no recebimento destes materiais após processados e descartados. Os materiais recebidos cuja composição esteja de acordo com as normas ABNT, são 100% reciclados e destinados novamente ao mercado como agregado reciclado de qualidade. Desta forma, a empresa gerencia o ciclo completo deste processo produtivo, minimizando ainda mais seus impactos ambientais e de seus parceiros.